SITUAÇÃO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: Movimentos da Terra
CONTEÚDO: Movimentos da Terra, Alternância dia e noite, Estações do ano
TEMPO PREVISTO: 6 Aulas
COMPETÊNCIAS
Grupo I : Observar, identificar e localizar
Grupo II : Classificar e interpretar
Grupo III : Analisar, fazer hipóteses e apresentar conclusões
HABILIDADES
Selecionar, observar, organizar e relacionar os movimentos da Terra
Identificar um fenômeno e formular hipóteses
Identificar e explicar aspectos da vida terrestre influenciados pelas estações do ano.
ANO / BIMESTRE
5° SÉRIE (6° ANO) - 4° BIMESTRE
SONDAGEM
Levantamento de conhecimentos prévios
Realização de experimentos
Discusão em grupos
Leitura e interpretação de textos e vídeos
PROBLEMATIZAÇÃO: Porque existe o dia e a noite? Porque quando no Brasil é dia no Japão é noite?
CONTEXTUALIZAÇÃO: No decorrer da aula
BUSCA DE DADOS DE FORMA DIVERSIFICADA: globo didático, lanterna, bola de isopor, barbante, livro didático com texto sobre os movimentos da Terra, TV (multimídia)
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E EVOLUÇÃO CONCEITUAL: aprofundar mais o conhecimento dos alunos como introduzir os conceitos - movimentos da Terra e estações do ano.
RECURSO DIDÁTICOS: aulas expositivas e práticas, filmes e textos dos assuntos abordados.
SISTEMATIZAÇÃO:qualidades dos registros e discusões sobre as atividades, participação e construção de um relatório conclusivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário