Boa tarde colegas! Ao ler os comentários de todos veio em minha memória um pouco da minha infância que é muito parecida com a da Cristiane. Lembro da minha mãe lendo contos para eu e minha irmã dormir, lembro que eu selecionava primeiramente um livro pelas imagens. tive a oportunidade de conhecer a coleção vaga lume e a cartilha caminho suave, tenho a certeza que essas leituras e escritas contarão muito para minha alfabetização! tenho uma filha de 3 anos e hoje faço o mesmo com ela todos os dias ela escolhe um livro para lermos juntas e isso já se tornou um hábito para nós. É uma pena que a realidade de alguns alunos seja muito diferente disso.
Minha Experiência com a Leitura e a Escrita
ResponderExcluirRosely Amene Cury Benazzi 18/10/2013 19:40
Boa tarde colegas e Tutor Luis
Os depoimentos foram impressionantes em semelhanças de bom desempenho com a leitura e escrita em sua maioria e gratificantes por eu entender que também posso postar o meu, pois também encontrei colegas que tiveram dificuldades ou entrar em contato com as letrinhas.
Lembro de ter ficado muito feliz quando fiz 6 anos e fui matriculada na escola para o ano seguinte. Na época não havia pré-escola, isso significava entrar não alfabetizada no 1º ano do Grupo Escolar. Quando chegou o momento de ir para inicio das aulas a ansiedade era muito alta, porque as minhas três irmãs mais velhas adoravam a escola e iam muito bem.Minha decepção foi enorme quando percebi que eu era lenta para o ritmo da Dona Arlete, que não poupava elogios para uma aluna filha do diretor da escola, enquanto mandava chamar uma das minhas irmãs que estava no 4ºano para sentar na minha cadeira, enquanto eu ia para lousa fazer alguma escrita ou leitura que eu não consegui. Ela virava para minha irmã e dizia que era para ela me ensinar em casa. Já se passaram muitos anos, dizem que temos que perdoar. Acho que já o fiz mas o mal que ela me causou só foi superado graças a minha força de vontade durante muitos anos e aos outros professores que vieram nos outros anos que agiram ensinando, explicando e motivando para lermos e contarmos a estória lida para um colega da classe ou fazer uma descrição escrita de um quadro de estória que ele colocava na lousa. No ginásio na aula de português após uma leitura e interpretação de um trecho do texto "O pagador de promessa" de Ariano Suassuna ,em grupos encenamos o trecho do texto e apresentamos para a sala.
Minha alfabetização formal iniciou com a cartinha "Caminho Suave", porque a informal sempre tivemos em casa, com minha irmã lendo algumas noites para toda a família reunida, os romances ou os contos da "Carochinha", as estórias do Pedro Malasartes. Quando realmente já tinha domínio da leitura e escrita passei a ler todos os romances pedidos na escola para análise e interpretação, como os românticos, parnasianos,os modernos, até hoje leio poesias de Carlos Drumond de Andrade , Fernando Pessoa e todo tipo de livro incluindo os de psicologia.